Nós ajudamos o ICOM, que ajuda iniciativas de alto impacto social

Nós ajudamos o ICOM, que ajuda iniciativas de alto impacto social

No estudo de caso de hoje gostaríamos de falar sobre um trabalho de site em que trabalhamos, que nos trouxe muita realização e orgulho. O novo site do ICOM.

Você conhece o ICOM?

O ICOM é o Instituto Comunitário da Grande Florianópolis que atua como Fundação Comunitária, apoiando empresas e indivíduos para que possam fazer investimentos sociais e doações para serem investidas em iniciativas de alto impacto social. Ao mesmo tempo, auxilia organizações da sociedade civil a terem uma gestão mais eficiente e a servirem como canais de participação dos cidadãos para melhorarem a qualidade de vida na Grande Florianópolis e em Santa Catarina. 

As três principais áreas de atuação do ICOM são:

  • Investimentos Sociais na Comunidade
  • Apoio Técnico e Financeiro a ONGs
  • Produção e Disseminação de Conhecimento

 

Os desafios de quem decide ajudar

Muitos projetos sociais precisam da ajuda do ICOM, para promoverem o desenvolvimento comunitário por meio da mobilização, articulação e apoio a investidores e organizações sociais. O desenvolvimento comunitário é o processo em que indivíduos e organizações identificam as necessidades e oportunidades e agem proativamente, ampliando o capital social e promovendo melhorias das condições de vida em um território. O capital social trata das relações sociais que facilitam a coordenação e cooperação para o benefício mútuo. 

O principal desafio do ICOM para ajudar iniciativas de alto impacto social é aumentar o capital social. Aumentando e qualificando as relações entre atores de diferentes segmentos da comunidade, promovendo o desenvolvimento institucional e maior articulação das ONGs entre si. 

A ICOM sempre contou com o voluntariado e o apoio de pessoas e empresas de diversos segmentos, que sempre trabalham em sinergia com os profissionais do ICOM. Mas, com a abrangência e interatividade proporcionada pelas novas redes e soluções web, o Instituto Comunitário logo percebeu que precisava se atualizar no que tange sua identidade visual e online.

O antigo site do ICOM era uma das iniciativas para o fomento do capital social, mas não estava adequado às novas tecnologias da informação e comunicação. O ICOM utiliza diversas ferramentas de gestão e está presente nas principais redes sociais como Twitter, Facebook,  YouTube e  Linkedin, mas estas redes também não estavam corretamente integradas ao site do ICOM. A arquitetura da informação organizada no antigo site não refletir o nível profissional em que os profissionais do ICOM trabalham. Com isso, os conteúdos sociais mais relevantes não alcançavam o público que poderia ajudar ainda mais o ICOM a continuar ajudando iniciativas de alto impacto social. 

Sem informações claras e organizadas, as doações não atingiam as metas de crescimento necessárias para ampliar a ajuda aos projetos sociais.

Um time de Anjos Voluntários que entrou para a história

Para resolver os problemas de comunicação, ampliar novos horizontes, fomentar o capital social, aumentar as doações e entrar para a história de 10 anos do ICOM, foi montada uma equipe de peso que trabalhou com os mesmos valores do Instituto, ArticulaçãoColaboração, ParceriasÉticaInovaçãoQualidade Transparência.

Os trabalhos começaram à 6 meses com o uso de métodos de gestão de projetos ágeis, ferramentas de comunicação e produção colaborativa, mas contaram principalmente com o voluntariado e 100% da gratuidade das pessoas que atuaram como Anjos da Guarda, por acreditarem neste Instituto Comunitário e conhecerem seus resultados de perto.

Os anjos da guarda da CHAG trabalharam 290 horas no desenvolvimento do novo site da ICOM

  1. Reuniões de planejamento e alinhamento
  2. Pesquisa e criação do site
  3. Organização da arquitetura de informação do ICOM e sua atuação.
  4. Migração do conteúdo do site antigo, e adequação e melhoria de novas páginas
  5. Desenvolvimento do site

Parabéns a ICOM pelos 10 anos ajudando iniciativas de alto impacto social. Parabéns também à equipe do ICOM, mais diretamente a Ana Carolina Paci e Carine Bergmann responsáveis pela Comunicação do ICOM. Obrigado aos Anjos da Guarda Voluntários da CHAG, Felipe dos Santos, Marcos Evangelista, Diego Vieira e Fernando Pereira, que não mediram esforços para entregar valor neste projeto gratuitamente.

 

Faça parte você também!

Ajude o ICOM a ajudar inicaitivas de alto impacto social – http://www.icomfloripa.org.br/doe/

 

CLIQUE AQUI para entender por que as instituições escolhem a CHAG para desenvolver seus sites 😉

 

Compartilhe esta postagem: Facebook Twitter Pinterest Google Plus StumbleUpon Reddit RSS Email

Postagens Relacionadas

Comentários