Google será concorrente direta da Uber

Google será concorrente direta da Uber

O Google já iniciou um teste com alguns de seus funcionários em São Francisco, permitindo a eles que usassem o Waze para encontrar caronas e dividir o preço de suas viagens ao trabalho. E deu tão certo que agora estão expandindo a funcionalidade para todos os moradores de São Francisco, para depois lançar para todo país e mundo.

O Google comprou a startup Waze em 2013 e começou a usar os dados coletados também no Google Maps – com a redundância, estimava-se que o Waze passaria a servir para outra coisa. No caso, não vai demorar para se tonar um concorrente direto da Uber. Vale lembrar que David Drummond, executivo da Alphabet (que participava do conselho da Uber e agora é a holding que controla o Google), renunciado seu cargo recentemente. A Uber chegou a receber US$ 250 milhões de investimento do Google e Drummond sentava no conselho da Uber na época. No entanto, a relação mudou recentemente e a Uber tem tentado, desde então, se distanciar de vários produtos do Google, como o próprio Google Maps.

A grande diferença entre os serviços é que enquanto a Uber recruta seus motoristas para fazer as corridas para seus usuários, a Google pretende apenas juntar duas pessoas que estão indo para o mesmo lugar. No entanto, os preços deverão ser muito mais baixos, sugere-se apenas um rateio para cobrir os custos com o deslocamento entre quem dirige e quem está tomando a carona.

Uber-autonomous-APgoogle-self-driving

Um detalhe importante é que ambas empresas estão investindo massivamente em um projeto em comum, mas de forma independente: os carros autônomos. O Google planeja montar um serviço para que seus carros autônomos peguem as pessoas, neste caso bateria de frente com a Uber (no sentido figurado, não estou dizendo que os carros da Uber e do Google bateriam de frente, mas sim seus modelos de negócio, como concorrentes).

Mas, o assunto ainda tem um longo caminho para ser percorrido e, nós, vamos na carona acompanhando e testando todos os serviços oferecidos pelas empresas bilionárias de tecnologia.

Compartilhe esta postagem: Facebook Twitter Pinterest Google Plus StumbleUpon Reddit RSS Email

Postagens Relacionadas

Comentários